terça-feira, 18 de março de 2014

Jesus Através da Bíblia


[Por Philip Graham Ryken]


Acreditamos que o tema central da Bíblia é Cristo. A salvação que era esperado no Antigo Testamento é exibido nos Evangelhos e, em seguida, é explicado no resto do Novo Testamento.

De Gênesis aprendemos que Jesus é a semente da mulher que esmagará a cabeça de Satanás, e o filho de Abraão, que vai abençoar todas as nações da terra. Do Êxodo aprendemos que Jesus é o Cordeiro pascal, cujo sangue nos salva do anjo da morte, e no tabernáculo no deserto onde Deus habita em glória. De Levítico aprendemos que Ele é o sacrifício expiatório que tira o nosso pecado. De Números aprendemos que Ele é a serpente de bronze levantada por todo aquele que olhar para Ele com fé. De Deuteronômio aprendemos que Ele é o profeta maior do que Moisés, que vem para nos ensinar a vontade de Deus. Tudo isso do Pentateuco.

O que podemos aprender com os livros históricos? De Josué aprendemos que Jesus é o nosso grande capitão na luta. De juízes aprendemos que Ele é o rei que nos ajuda a fazer o que é correto aos olhos de Deus. De Ruth aprendemos que Jesus é o nosso redentor. De 1 e 2 Samuel , aprendemos que Ele é o nosso rei ungido. De 1 e 2 Reis, aprendemos que Ele é a glória no templo. De 1 e 2 Crônicas, aprendemos que Ele é o Filho de David - o legítimo rei de Judá. De Esdras e Neemias aprendemos que Ele vai restaurar a cidade de Deus. De Ester aprendemos que Ele vai nos libertar de todos os nossos inimigos.

Então chegamos aos escritos poéticos. A partir de Jó ficamos sabendo que Jesus é o nosso Redentor vivo, que se levantará na Terra no último dia. Do Salmos aprendemos que Ele é o doce cantor de Israel - o Salvador abandonado por Deus e deixado para morrer, mas restaurado por Deus para governar as nações. De Provérbios aprendemos que Jesus é a nossa sabedoria. De Eclesiastes aprendemos que só Ele pode nos dar significado e propósito. De Cântico dos Cânticos , aprendemos que Ele é o amante de nossas almas.

Isso nos leva aos profetas, cuja missão especial era profetizar sobre a vinda de Cristo. Isaías diz que Ele é o filho nascido da Virgem, o filho dado para governar, o rebento do tronco de Jessé, e ao servo ferido e aflito, sobre os quais Deus colocou toda a nossa iniquidade. Jeremias e Lamentações nos dizem que Jesus é o nosso consolador na tristeza, o mediador de uma nova aliança que transforma o nosso pranto em cânticos de alegria. Ezequiel nos diz que o Espírito de Jesus pode respirar vida a ossos secos e fazer um coração de pedra bater novamente. Daniel nos diz que Jesus é o Filho do Homem vindo nas nuvens de glória para fazer justiça na terra.

Estes são os profetas maiores, mas os Profetas Menores também dão testemunho de Jesus Cristo. Oséias profetizou que Ele seria um marido fiel ao seu povo rebelde. Joel profetizou que antes de vir para julgar as nações, Jesus derrama o Seu Espírito sobre os homens e mulheres, judeus e gentios, jovens e velhos. Amos e Obadias profetizaram que Ele iria restaurar o reino de Deus. Jonas profetizou que para o bem das nações, Ele seria levantado no terceiro dia. Miquéias profetizou que Jesus nasceria em Belém. Naum profetizou que Ele iria julgar o mundo. Habacuque profetizou que ele iria justificar aqueles que vivem pela fé. Sofonias profetizou que Ele se alegra com os cânticos de seu povo. Ageu profetizou que ele iria reconstruir o templo de Deus. Zacarias profetizou que Ele viria em real doçura, montado sobre um jumento, e que quando Ele viesse, o povo de Deus seria santo. Malaquias profetizou que antes de vir, um profeta iria transformar os corações dos pais de volta para os seus filhos.

De Gênesis a Malaquias, o Velho Testamento é todo sobre Jesus. Mas é claro que é no Novo Testamento que Jesus realmente vem para salvar seu povo. Considerando que o Antigo Testamento nos dá as bases, o Novo Testamento apresenta a sua biografia.

Os evangelhos nos dão a boa notícia da salvação através da Sua crucificação e ressurreição. No Evangelho de Mateus Jesus é o Messias que Deus prometeu a Israel. No Evangelho de Marcos Ele é o servo sofredor. No Evangelho de Lucas Ele é o Salvador de todos, incluindo os pobres e os fracos. No Evangelho de João Ele é o Verbo encarnado, o Filho de Deus, a luz do mundo, o pão da vida, e o único caminho de salvação. Mas todos os evangelhos terminam com a mesma boa notícia: Jesus morreu na cruz pelos pecadores e ressuscitou para dar a vida eterna, e quem nele crê será salvo.

Em seguida, o Novo Testamento volta sua atenção para a igreja, que ainda está sobre Jesus, porque a igreja é o Seu corpo. O livro de Atos mostra como Jesus está trabalhando na igreja de hoje, por meio do evangelho, pelo poder do Espírito Santo.

Em seguida, vêm todas as cartas que foram escritas para a igreja - cartas que contam sobre Jesus e como viver para Ele. Em Romanos Jesus é a justiça de Deus para os judeus e gentios. Em 1 e 2 Coríntios Ele é o único que une a Igreja e nos dá os dons espirituais para o ministério. Em Gálatas Jesus nos liberta do legalismo; em Efésios Ele é a cabeça da igreja; em Filipenses Ele é a alegria da nossa salvação; em Colossenses Ele é o primogênito de toda a criação. Em 1 e 2 Tessalonicenses Jesus está chegando para nos livrar do presente século mal, em 1 e 2 Timóteo e Tito Ele pastoreia o seu povo, e em Filemon, Ele concilia irmãos que são separados pelo pecado. Este é o evangelho de acordo com Paulo.

Em Hebreus Jesus é o grande sumo sacerdote que morreu para o pecado uma vez por todas na cruz e que simpatiza com a gente em toda a nossa fraqueza. Na epístola de Tiago, Jesus nos ajuda a provar a nossa fé, fazendo boas obras. Nas epístolas de Pedro, Ele é o nosso exemplo no sofrimento. Nas cartas de João Ele é o Senhor do amor. Em Judas, Ele é o nosso Mestre e Professor. Por último, mas não menos importante, vem o livro de Apocalipse, no qual Jesus Cristo é revelado como o Cordeiro de Deus imolado para os pecadores, o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o começo e o fim, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o grande juiz sobre toda a terra, e o glorioso Deus do céu.

A Bíblia diz que em Jesus "tudo subsiste" (Colossenses 1:17) e isso é tão verdadeiro para com a Bíblia como é para qualquer outra coisa. Jesus une toda a Bíblia. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus é toda sobre Jesus e, portanto, tem o poder de trazer a salvação através da fé nEle. É através da leitura da Bíblia que podemos vir a conhecer Jesus, e é por vir a conhecer Jesus que somos salvos. É por isso que estamos tão comprometidos com a Palavra de Deus, porque é a base para tudo o que fazemos, tanto como igreja e como cristãos individuais.



0 comentários:

Postar um comentário