sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O homem sábio cava


Em Lucas 6:46-49, lemos a história sobre os dois construtores. Ela começa com uma pergunta perscrutadora de Jesus - “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?”. Na sequência, Jesus fala sobre dois homens e duas atitudes em frente a uma mesa situação: a edificação de uma casa.

Primeiramente, a pergunta do Mestre é oportuna, pois revela o público a quem ele se dirigia. Jesus fala com pessoas religiosas, pessoas que afirmam conhecer a Deus, pessoas que afirmam que Jesus é o Senhor. Contudo, são pessoas que vivem apenas na superfície da vida cristã, sem um maior aprofundamento no  relacionamento pessoal com seu Senhor.

Com a história dos dois construtores, Jesus está nos dizendo que existem alicerces estáveis e alicerces não estáveis sob os quais edificamos nossa casa espiritual, e que nossas escolhas determinarão as bases sob as quais edificaremos nossas vidas. Um dos homens da história, o insensato, construiu sua casa sob a areia. Talvez fosse uma bela casa, num belo lugar... talvez numa bela praia, com areias macias e limpas... talvez esta construção tivesse até durado muito tempo, contudo, vindo uma tempestade mais forte, a casa desabou, pois fora edificada sob uma base instável. Outro construtor, denominado prudente, teve mais trabalho para construir sua casa. Ele teve que cavar toda a areia até encontrar a rocha. Cavar exige esforço... este construtor certamente teve que dispor de muito mais tempo para lançar o fundamento de sua casa, porém seu trabalho não foi em vão, pois, vindo a tempestade, sua casa permaneceu em pé.

Nossa vida espiritual é assim. Muitos se contentam apenas em andar nas areias do cristianismo; suas experiências espirituais limitam-se apenas àquelas que experimentam nos cultos ou reuniões das quais participam. Tornam-se cristãos fracos, sem conteúdo, sujeitos a naufragar na fé e até a desistir de Deus. Outros não se acomodam e vão além... cavam cada vez mais fundo até atingirem uma profundidade na qual os fundamentos de sua fé não ruirão jamais.

O homem sábio cava. É uma obra árdua e que exige esforço. Cavar as Escrituras exige tempo de estudo. Exige renunciar um tempo que dedicaríamos ao nosso prazer pessoal para nos lançarmos humildemente aos pés do Mestre como aprendizes.

Na primeira carta aos Coríntios, capítulo 3, Paulo fala que ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, Jesus Cristo, mas devemos construir o edifício da nossa fé sob este fundamento. E tal construção poderá ser realizada com materiais duráveis (ouro, prata, pedras preciosas) ou materiais não duráveis (madeira, feno, palha). A Palavra de Deus é a planta, é o projeto que deveremos seguir para construir a nossa casa espiritual. Que você se lance profundamente ao estudo da Escritura para que as circunstâncias adversas desta vida não te derrube.
... É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu
bem fundo, e pôs os alicerces sobre rocha; e, vindo a enchente, bateu
com ímpeto a corrente naquela casa e não a pôde abalar, porque
estava fundada sobre rocha.” (Lucas 6:48)


by Célio A Silva
celius.silva@gmail.com

REFERÊNCIA:
HARRIS, Joshua. Cave mais fundo. Editora Fiel, 1.ed, 2011.



0 comentários:

Postar um comentário