quinta-feira, 28 de março de 2013

Jesus tudo entregou - uma história de Páscoa



1Coríntios 5:7b - “... Porque Cristo, nossa páscoa,
 foi sacrificado por nós”.

A Páscoa foi uma das festas mais importantes do calendário judaico do Antigo Testamento. Foi instituída pelo próprio Deus (Êxodo 12:1-2). Era tão importante que alterou até o calendário hebraico, visto que o próprio Deus determinou que o mês em que se comemoraria a Páscoa seria contado como o primeiro mês do ano. O ano comum ou civil seguia o seu curso ordinário, quando o Senhor o interrom­peu por causa do seu povo, e assim, em princípio, ensinou-lhes que deviam começar uma nova era em sua companhia. A história anterior de Israel não devia ser doravante tomada em conta. A redenção tinha de constituir o primeiro passo na vida real. Tal fato ensina-nos uma verdade bem simples: a vida do homem não é realmente de interesse até que ele comece a andar com Deus no conhecimento de uma salvação perfeita e de uma paz estável, pelo sangue precioso do Cordeiro de Deus.

O evento mais importante da páscoa judaica era o sacrifício de um cordeiro, perfeito, o qual trazia à memória a grande salvação que Deus concedeu às famílias judias na noite em que a décima praga assolou o Egito. Cristo, ao morrer pelo homem durante o início das comemorações da Páscoa, foi o último cordeiro pascal a ser sacrificado. Seu sacrifício foi completo e é por ele que a nossa história é transformada.  

            Tão importante como a morte de Cristo é a sua ressurreição. Paulo escreveu que a garantia de que somos libertos do poder do pecado baseia-se no fato de que Cristo ressuscitou (1 Coríntios 15:17).  Ela é a  base da nossa fé; é o cumprimento das profecias sobre o Messias e a garantia de que tal como Jesus é nós também seremos (1 João 3:2).

            Para nós, cristãos, a Páscoa deve ser vista como um memorial de tudo o que Cristo fez em nossa vida: Ele nos resgatou do poder do pecado e da morte, nos purificou, nos encheu do seu Espírito e nos deu uma nova vida para vivermos para glorificar a Deus. Tal como na Páscoa judaica, cuja importância mudou o calendário daquele tempo, fazendo do mês de sua comemoração o primeiro mês do ano, nossa história é mudada quando aceitamos a redenção oferecida através de Jesus, sendo a partir daí o dia do nosso novo nascimento o mais importante da nossa história.

Nesta Páscoa, celebre em tua vida o fato de que Cristo morreu em teu lugar para remover os teus pecados, tornando-te filho e herdeiro de Deus. Celebre a salvação em Cristo, a vida eterna, e a vitória de Jesus sobre a morte. Celebre a ressurreição de Jesus, pois, assim como ele venceu, nós também venceremos!

por Célio A Silva

0 comentários:

Postar um comentário