segunda-feira, 18 de março de 2013

A honra que Cristo outorga às Escrituras


Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a 
vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39)

Notemos a honra que Cristo atribuiu às Escrituras. Falou sobre elas, ao concluir sua lista de evidências, como aquelas que prestam grande testemunho a respeito dele - “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

As Escrituras”, mencionadas por Jesus, referem-se obviamente ao Antigo Testamento. E essas palavras de Cristo mostram uma importante verdade que muitos tendem a ignorar: cada parte da Bíblia tem o propósito de nos ensinar a respeito dele. Cristo não está presente apenas nos evangelhos e epístolas; pode ser encontrado, de forma direta ou indireta, na Lei, nos Salmos e nos Profetas. Jesus Cristo, o Messias, está presente nas promessas feitas a Adão, Abraão, Moisés e Davi, nas figuras e simbologia da lei cerimonial, nas predições de Isaías e outros profetas.

Como podem os homens possuir tão pouca compreensão dessas coisas? A resposta é clara: eles não examinam as Escrituras; não se aprofundam neste maravilhoso tesouro de sabedoria e conhecimento, nem buscam se familiarizar com seu conteúdo. A leitura da Bíblia, com regularidade e sinceridade, é o grande segredo para alguém permanecer na fé. Ignorar as Escrituras é a causa de todo tipo de erro.

Afinal, em que pode o homem acreditar, se não crê na missão divina do Senhor Jesus Cristo? De fato, grande é a obstinação da incredulidade. Uma nuvem de testemunhas testifica que Jesus é o Filho de Deus. Argumentar quanto à falta de evidências equivale a uma tolice infantil. A verdade óbvia é que a incredulidade faz do coração o seu trono principal. São muitos os que não desejam crer e, portanto, permanecem incrédulos.


Fonte: RYLE, J. C. Meditações no Evangelho de João. São José Dos Campos: Fiel, 2000. 274 p.


0 comentários:

Postar um comentário