quinta-feira, 29 de março de 2012

Buscando o conteúdo doutrinário


''...todo o sermão deveria estar repleto de doutrina. Deve ser rico em teologia. Afinal de contas, a Bíblia é uma revelação divina. Revela a mente de Deus. Ela nos mostra o que devemos crer a respeito dele e o que ele espera de nós em nossa curta existência. Toda vez que a Bíblia é pregada, aqueles que a ouvem devem crescer no entendimento da doutrina e do dever.

A nossa expectativa de vida está entre setenta e oitenta anos. Isto é tempo suficiente para lermos a Bíblia muitas dezenas de vezes. Um pastor de tempo integral que prega durante quarenta anos também desfruta de tempo suficiente para fazer exegese de toda a Bíblia. E o que o leitor da Bíblia, especialmente o exegeta, acaba descobrindo? Ele descobre que as Escrituras contêm um sistema de doutrina. Com toda a Bíblia em mente, é possível afirmar o que ela ensina a respeito de Deus, dos seus decretos, da criação, da providência, da redenção, do livre-arbítrio, da justificação, do juízo, do céu, do inferno e de outros inumeráveis assuntos. […]

A Bíblia é uma caixa repleta de pedras preciosas. É maravilhoso pegar cada pedra preciosa, examiná-la em detalhes e ser comovido por sua beleza. Mas, por que não dizer às pessoas que essas joias pertencem ao Rei que tem lugar para cada uma delas em sua coroa? Devemos permitir que as pessoas vejam como todas as joias se encaixam para adornar a coroa do Rei. Elas nunca esquecerão de tal contemplação. E nunca mais olharão para cada joia como o fizeram antes.

(Extraído de “Pregação Pura e Simples”, de Stuart Olyott. Editora Fiel: 2008, pgs. 49-50)


0 comentários:

Postar um comentário