quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

História da Escola Bíblica Dominical


O movimento religioso que nos deu a Escola Dominical como a temos hoje, começou em 1780, na cidade de Gloucester, no sul da Inglaterra. O fundador foi o jornalista evangélico (episcopal) Roberto Raikes, de 44 anos, redator do “Gloucester Journal”. Raikes foi inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir compaixão pelas crianças de sua cidade, perambulando pelas ruas, entregues à ociosidade, ao abandono e ao vício, sem qualquer orientação espiritual. Ele, que já trabalhava entre os detentos das prisões da cidade, pensou no futuro daquelas crianças e decidiu fazer algo em seu favor, a fim de que mais tarde também não fossem parar na cadeia. Procurava as crianças em plena rua e as conduzia ao local de reunião, fazendo-lhes apelo para que todos os domingos estivessem ali reunidas. O início do trabalho não foi fácil.

Outro grande promotor da Escola Dominical então incipiente foi o batista londrino Willian Fox, trabalhando harmonicamente com Raikes.

De acordo com as diretrizes de Raikes, nas reuniões dominicais, além do Ensino das Escrituras, era também ministrado às crianças rudimentos de linguagem, aritmética e instrução moral e cívica. O ensino das Escrituras consistia quase sempre de leitura e recitação, Em seguida, teve início a prática de comentar os versículos lidos. Muito depois é que surgiu a revista da Escola Dominical, com lições seguidas e apropriadas.

Raikes enfrentou oposição. As Igrejas da época encararam o surgimento da Escola Dominical como uma inovação e coisa desnecessária. Os mais zelosos (?) acusaram Raikes de “profanador do domingo”. Diziam os seus oponentes que reuniões de crianças mal comportadas, no templo, era uma profanação. Raikes não tomava conhecimento disso e a obra tomava vulto. O jornal do qual ele era redator foi uma coluna forte na defesa e apoio da nóvel instituição, publicando extensa série de artigos sob o título A ESCOLA DOMINICAL, reproduzidos nos jornais londrinos.

Foi assim o começo da Escola Dominical – o começo de um dos mais poderosos movimentos da história da igreja...

ALGUNS FATOS HISTÓRICOS

Em janeiro de 1782 funcionou a primeira Escola Dominical em caráter permanente. O trabalho começou a crescer e Raikes resolveu dar início a um movimento de expansão, criando novas escolas. O início desse movimento deu-se em 3 de novembro de 1783 – até hoje considerado como o dia natalício da Escola Dominical. Foi realmente nessa data que o movimento firmou-se, tomou posição e caráter permanente. Agora, as Igrejas passaram a dar apoio ao trabalho de Raikes. A Escola passou da rua e casas particulares para os templos, os quais passaram a encher-se de crianças e adolescentes.

O pensamento de Raikes o iniciar as reuniões foi apenas o da reforma de costumes das crianças, mas agora, a Escola Dominical já adotada pela igreja, transformou-se numa escola bíblica para todas as idades e classes.

Antes de Raikes já havia reuniões similares de instrução bíblica, é evidente, mas foi ele quem popularizou e dinamizou o movimento, usado por Deus. Na linguagem dos comerciantes, foi ele quem pôs a mercadoria na praça. Por sua vez, o atual sistema de escolas públicas gratuitas inspirou-se no movimento da Escola Dominical.

Durante muito tempo, só crianças frequentavam a Escola Dominical. Os adultos ingressaram depois. Hoje, em inúmeros lugares, ocorre o inverso: quase só adultos são beneficiados, ficando as crianças em último plano...

Em 1784, isto é, quatro anos após o início do movimento, a Escola Dominical já contava com 250 mil alunos matriculados.

Após o dealbar do século XIX, muitos outros países adotaram a Escola Dominical, sempre com excelentes resultados. A própria Inglaterra reconhece que foi preservada de movimentos políticos extremistas e radicais, como o da Revolução Francesa de 1789, graças ao despertamento espiritual através de Wesley e Whitefield, e a educação religiosa provida pela Escola Dominical.

A Escola Dominical é hoje um dos fatores de promoção do reino de Deus e dos destinos do mundo, através dos cidadãos nela formados. […] Quem diria que um começo tão humilde como aquele de 1780, através do irmão Raikes, chegasse a tão elevado dividendo? Está escrito em Zc 4:10 “...Quem desprezará o dia das coisas pequenas?”

Referência

GILBERTO, Antônio. Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 3.ed, 1976.

0 comentários:

Postar um comentário