sexta-feira, 27 de abril de 2012

A atividade e a missão da Palavra de Deus


"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."  (Isaías 55:10-11)


Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam. A Palavra salvadora de Deus é como a chuva que cai universalmente sobre a terra e faz crescer as plantas por toda a parte. Existe a chuva divina que produz o crescimento divino de vidas transformadas. No Oriente Próximo, com sua sequidão notória, a chuva é algo miraculoso, pois da terra seca medra rapidamente a vegetação, quando chove. Então começa o ciclo agrícola; há chuva, as sementes germinam; a vida vegetal produz as sementes; há alimentos para todos; aparece vida abundante. Nas religiões da natureza, nos países do Oriente, a chuva era considerada o principal dom dos deuses. Não precisamos compreender grande coisa sobre os processos da natureza para saber que algo maravilhoso acontece com o início das chuvas. Os homens e os animais recebem o suficiente quando as chuvas chegam. Então as sementes começam a crescer novamente, e o ciclo prossegue no ano seguinte.

Assim será a palavra que sair da minha boca. A palavra de Yahweh agora é a chuva, a semente, os processos agrícolas, tudo de que os homens precisam para a vida e o crescimento espiritual. A palavra não retorna, mas realiza seu ofício, tal como as chuvas continuam a regar a terra e não voltam ao céu. Há propósito naquilo que acontece, e há propósito e provisão divina nas chuvas materiais, bem como nas chuvas celestiais. A palavra de Deus garante a prosperidade, material e espiritual, bem como a concretização do propósito divino.
Assim como a chuva causa a germinação e, finalmente, prove o sustento, assim acontece à palavra de Deus.” Em última análise, os propósitos de Deus que visam o bem dos homens vencem a resistência humana. A chuva divina suaviza o coração dos homens, tal como a chuva natural faz ao solo. O alvo da chuva é a produção de frutos na terra. Quanto aos propósitos de Deus, “o propósito de Deus está em sua Palavra, e isso será concretizado em benditos eventos no mundo, pois o propósito divino e os eventos causados estão indissoluvelmente relacionados”.

(in CHAMPLIM, Russel Normam. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – volume 5. São Paulo: Hagnos, 2ª ed.)

0 comentários:

Postar um comentário