quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O dia em que Adão tentou brincar de se esconder…

  [Pr. Edson do Prado]        
Imagine que você está participando da escola dominical, ainda meio com sono, querendo acordar para um novo dia, e nessa hora o professor te surpreende e faz uma perguntinha da Bíblia: Fulano, o que Deus disse para Adão e Eva no jardim do Éden depois que eles pecaram? Seria uma pergunta difícil de ser respondida? Talvez sim, talvez não, depende do quanto você conhece da história relatada no livro de Gênesis. Um leitor atento perceberá que as primeiras palavras de Deus, depois do pecado, foram dirigidas para Adão quando o Senhor pergunta: “Onde estás (Gn 3.9)”?
Só então, nosso pai Adão responde: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi”. Curioso não é? Nosso primeiro pai tenta brincar de “se esconder” como o Todo-Poderoso, onisciente. Mas qual seria o homem que poderia brincar com Deus de “se esconder”? Não saberia Adão que nenhum lugar é seguro para nos esconder da presença do Altíssimo, mesmo que seja no  polo norte ou polo sul, nas mais profundas cavernas da terra; ou ainda quem sabe no lado oculto da lua? Qual lugar poderia nos ocultar da presença do Senhor onipresente?De fato, nenhum, mesmo que fugíssemos para outra galáxia.
E quem na sua infância nunca brincou de se esconder? Talvez nunca tenhamos parado para pensar que os inventores da brincadeira foram nossos pais Adão e Eva, lá no jardim do Éden. A brincadeira não deu muito certo, pois Adão e Eva não brincaram com homens, mas com o Deus que sabe de todas as coisas (Salmo 139), mesmo que sejam as mais ocultas possíveis! E nós, tentamos fazer a mesma coisa que nossos primeiros pais fizeram? Também tentamos nos esconder, ou foram apenas eles que por detrás das árvores ficaram? A resposta não pode ser minha ou sua, precisa ser da Palavra de Deus.
Há muitos textos bíblicos que nos respondem, mas talvez um dos melhores seja encontrado no evangelho de João 6.44, onde nosso Senhor Jesus diz: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”. Mas onde estariam todos os homens para que Deus precise levá-los até nosso Salvador Jesus? A resposta é simples: ESCONDIDOS POR DETRÁS DAS ÁRVORES… Não somente escondidos, mas mortos espiritualmente, por causa do pecado! E como um morto poderia sair detrás das árvores e ir até a presença de Jesus? É por isso que o Pai precisa agir, pois o homem em sua teimosia continua tentando brincar com Deus de “se esconder”.
Outro bom exemplo é dado por Paulo quando escreve: “… não há quem entenda, não há quem busque a Deus; (Romanos 3.11). Mas qual seria a razão pela qual nenhum homem busca a Deus? Novamente a resposta é simples“OS HOMENS CONTINUAM TENTANDO BRINCAR DE SE ESCONDER POR DETRÁS DAS ÁRVORES”Quando lemos a Bíblia de maneira séria, descobrimos que todos os homens são iguaizinhos aos seus primeiros pais, Adão e Eva, até mesmo na brincadeira que não deu certo. Todos repetem o que aprenderam com os pais, assim somos nós espiritualmente.
A última pergunta que o professor da escola dominical precisa fazer é: “Quando o homem sai detrás das árvores”? E meio sonolento ou disperso você precisa aprender a responder: “QUANDO DEUS NOS CHAMA PELO NOME E NOS FAZ RECONHECER OS NOSSOS PECADOS, POIS ELE É SANTO E NÓS PECADORES”.
fonte: Igreja Presbiteriana de Içara

0 comentários:

Postar um comentário