segunda-feira, 23 de julho de 2012

A educação deve ser conduzida num nível tão pessoal quanto possível




Porque o enfoque do ministério educacional é o entendimento, de modo que uma resposta seja possível, os ambientes educacionais devem permitir interação, esclarecimento e exploração. Os ambientes devem ser planejados para permitir uma interação pessoal entre o professor e o aluno e para permitir questões, discussões e exploração de ideias.

Os ministérios educacionais devem evitar a abordagem ao aprendizado do tipo “sente-se e absorva”, pois isso faz com que as pessoas se sintam desencorajadas e funcionem passivamente no contexto educacional. Richard Baxter descobriu que seu povo poderia sentar-se para ouvir seus sermões por anos e mesmo assim não entender as verdades elementares da fé. Quando ele os ensinou em grupos pequenos é que conseguiu ter certeza que eles entendiam e progrediam para níveis mais profundos de aprendizado.

A natureza do aprendizado necessário para o crescimento é altamente pessoal. As pessoas devem se comprometer individualmente com a verdade e examinar sua vida à luz da verdade. Assim como nosso Senhor falou com Nicodemos pessoalmente, assim nós devemos estar disponíveis para ajudar as pessoas a pensar sobre os assuntos no nível pessoal. Isso não quer dizer que devemos instruir as pessoas individualmente, mas significa que grupos menores e mais pessoais são preferíveis a grupos maiores.   […]   A possibilidade de moldar uma vida é maior numa classe pequena do que numa grande. Qualquer professor que é sensível a um ensino eficaz entende esse princípio.

Fonte: DOWNS, Perry G. Ensino e Crescimento - uma introdução à educação cristã.  São Paulo: Cultura Cristã, 2001, pg. 167


0 comentários:

Postar um comentário