[R.C.Sproul]
Deus
governa seu universo por meio de leis. A própria natureza opera sob
seu governo providencial. As assim chamadas leis da natureza
descrevem meramente a maneira normal de Deus estabelecer a ordem em
seu universo. Essas “leis” são expressões da sua vontade
soberana.
Deus
não está sujeito a nenhuma lei fora de si mesmo. Não existe
nenhuma regra cósmica independente a qual Deus seja obrigado a
obedecer. Ao contrário, Deus é a sua própria lei. Isso significa
simplesmente que ele age de acordo com seu próprio caráter moral, o
qual não é só moralmente perfeito, mas também é o padrão
supremo da perfeição. Suas ações são perfeitas porque a sua
natureza é perfeita e ele sempre age de acordo com sua natureza.
Portanto, Deus nunca é arbitrário, extravagante ou caprichoso. Ele
sempre faz o que é certo.
Como
criaturas de Deus, também se requer de nós que façamos o que é
certo. Deus exige que vivamos segundo sua lei moral, a qual ele nos
revelou na Bíblia. A lei de Deus é o padrão supremo de justiça e
a norma suprema para se julgar o certo e o errado. Como nosso criador
soberano, Deus tem autoridade para impor obrigações sobre nós,
exigir nossa obediência e obrigar nossa consciência. Deus também
tem o poder e o direito de punir a desobediência quando violamos sua
lei (pecado pode ser definido como desobediência à lei de Deus).
Algumas
leis na Bíblia são baseadas diretamente no caráter de Deus. Tais
leis refletem os elementos transculturais e permanentes das relações
divinas e humanas. Outras leis foram planejadas de acordo com
condições temporárias da sociedade. Isso significa que algumas
leis são absolutas e eternas, enquanto que outras podem ser anuladas
por Deus por razões históricas, tais como as leis alimentares e
cerimoniais de Israel. Somente o próprio Deus pode revogar tais
leis. Os seres humanos em hipótese alguma têm a autoridade para
anular as leis de Deus.
Não
somos autônomos. Ou seja, não podemos viver de acordo com nossas
próprias leis. A condição moral da humanidade é de heteronomia:
vivemos sujeitos à lei de outrem. A forma específica da heteronomia
sob a qual vivemos é a teonomia1,
ou seja, lei de Deus.
1Teonomia: Theos [Deus] + nomos [lei; regra]
FONTE: SPROUL,
R. C. Verdades
essenciais da fé cristã: doutrinas
básicas em linguagem simples e prática.
São Paulo: Cultura Cristã, 1999. 3 v.
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