[R.
C. Sproul]
Em
Romanos 1, o apóstolo Paulo diz que Deus revelou-se através das
coisas criadas tão claramente, e tão manifestamente, que cada
pessoa neste mundo conhece o eterno poder e a deidade de Deus. E
ainda assim o pecado primário da raça humana é tomar esse
conhecimento de Deus e puxá-lo para baixo, como diz o apóstolo
Paulo em Romanos, suprimir a verdade pela injustiça, e então trocar
esta verdade por uma mentira. E servir a criatura ao invés do
Criador. A troca é entre o Incorruptível, Transcendente e Santo
Deus pela corrupção de coisas semelhantes a criaturas. Em outras
palavras, amigos, o mais básico pecado que nós, não apenas pagãos
em terras longínquas aborígenes ou em tribos primitivas, mas que
nós cometemos, é o pecado da troca, a propensão à idolatria. E
idolatria envolve religião.
Mas
até mesmo a religião cristã pode ser idólatra, quando nós
despimos Deus de seus verdadeiros atributos e colocamos no centro de
nossa adoração algo que não seja o próprio Deus.
Se
formos olhar para a essência da Teologia Reformada, eu tenho que
dizer a vocês que o foco mais rigoroso da Teologia Reformada é na
teologia! No conhecimento do Deus Verdadeiro.
Nós
vivemos numa época em que as pessoas dizem que a teologia não é
importante. Era isso que David Wells estava desacreditando em seu
livro “Sem Lugar para a Verdade”. O que interessa é se sentir
bem. Ser ministrado em nossas necessidades psicológicas. Ter um
lugar onde possamos sentir o calor e a comunhão, e ter um senso de
pertencer a algum lugar e relevância. E teologia é algo que divide.
Algo que atiça controvérsias e debates. Dizem: “Nós não
precisamos de doutrina! Precisamos de vida!”
No
coração da Teologia Reformada está a afirmação de que teologia é
vida. Pois teologia é o conhecimento de Deus. E não há
conhecimento mais importante para informar nossas vidas do que o
conhecimento de Deus.
É
disso que se trata toda a Reforma. Havia escândalos no clero, havia
problemas de imoralidade, tanto entre o povo católico romano, quanto
entre o povo protestante. E Lutero naquele tempo disse: “Erasmo
ataca o Papa em sua barriga, eu o ataquei em sua doutrina.” E
Lutero ainda admitia que se encontrava comportamento escandaloso
entre nosso próprio povo, mas o que nós estamos tentando fazer em
primeiro lugar é chegar a um são entendimento de Deus. Pois nossas
vidas nunca serão reformadas, nunca serão trazidas à conformidade
com Cristo, antes de termos um claro entendimento da Forma Original,
do Modelo, do Ideal, da verdadeira humanidade que é encontrada em
Cristo. E isso é uma questão de teologia. Então comecem com o
claro reconhecimento de que a fé reformada é uma teologia. Uma
teologia que permeia toda a estrutura.
Fonte:
Voltemos
ao Evangelho
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