“Habite,
ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos
mutuamente em toda a sabedoria. ” (Colossenses
3.16)
A mão serve para demonstrar os meios pelos quais a Palavra de Deus pode penetrar e agir na vida cristã.
Os dedos das mãos podem representar canais pelos quais a Palavra de Deus pode fluir até nós. Vejamos o que cada dedo representa nesse processo de tornar a Palavra de Deus influente em nossa vida.
O dedo mínimo representa nossa capacidade de “ouvir” a Palavra de Deus. “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Romanos 10.17 – NTLH”. Ouvimos a Bíblia pregada nos sermões, discutidas nas classes de EBD e comentada nas conversas com irmãos. Tentemos agora segurar uma Bíblia apenas com o dedo mínimo. Impossível! Assim é quando apenas ouvimos as verdades da Bíblia. Mas se o polegar ajudar o mínimo conseguiremos segurá-la fracamente. Se juntarmos ao ouvir o meditar, podemos desfrutar em reter um pouquinho da Palavra do Senhor, mas é uma aquisição pequena e fraca, que se perde com a maior facilidade.
O dedo anular representa “ler”. Paulo aconselhou Timóteo “Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. (1 Timóteo 4.13)”. Deuteronômio 17.19 adverte aos que fossem feito rei de Israel para que lessem a Lei de Deus. De igual modo, quando lemos nossa Bíblia fielmente e com meditação, pensando nas suas verdades, podemos alcançar maior penetração dela em nossas vidas. Se segurarmos agora a Bíblia entre o polegar, mínimo e o anular, conseguimos maior firmeza. Mas, ainda não é difícil tirá-la de nossa mão. Ler e ouvir somente não nos dá conhecimento sólido da Palavra do Senhor.
O dedo médio representa o “estudo” da Palavra de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15)”, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Timóteo 3.16.17”. Há agora uma maior firmeza ao segurarmos a Bíblia, quando usamos os quatros dedos: mínimo, anular, médio conjugados como polegar. Ouvido, lendo e estudando com meditação a Palavra de Deus vamos alcançar um bom conhecimento de suas preciosas verdades para aplicá-las ao nosso viver de cada dia.
Podemos ainda conseguir maior compreensão da Palavra do nosso Deus. Há ainda outro método a usar, representado pelo indicador, o dedo mais ativo de nossa mão. É a “memorização”, uma das maneiras mais eficazes de se conseguir rápido e firme conhecimento da Bíblia. A memorização de textos bíblicos nos fornece acesso imediato à Palavra de Deus no momento em que dela precisamos. Este método oferece-nos recursos para testemunho em qualquer lugar e a qualquer hora, e nos dá vitória sobre o pecado. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Salmo 119.9” Somos desafiados a esconder em nosso coração a Palavra bendita do nosso Pai, isto é, a memorizá-la continuamente.
Nossa ilustração agora assume um significado real. Com todos os dedos operando juntos com o polegar, conseguimos domínio seguro da Bíblia. O dedo polegar representa a “meditação”. Ela é essencial, indispensável, inadiável. Em Josué 1.8 há uma advertência neste sentido “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” Note também a promessa no Salmo 1:2,3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Ouvir, ler, estudar e decorar a Bíblia com meditação nos torna aptos a aplicá-la em nossa vida. Não é só um meio, mas todos os cinco juntos nos são ordenados e recomendados por Deus. Somente quando nos apropriar-nos da Palavra de Deus e deixarmos que ela penetre em nossos corações é que podemos viver uma vida coerente e vitoriosa na fé.
0 comentários:
Postar um comentário