Porque o enfoque do ministério educacional é o entendimento, de modo que uma resposta seja possível, os ambientes educacionais devem permitir interação, esclarecimento e exploração. Os ambientes devem ser planejados para permitir uma interação pessoal entre o professor e o aluno e para permitir questões, discussões e exploração de ideias.
Os
ministérios educacionais devem evitar a abordagem ao aprendizado do
tipo “sente-se e absorva”, pois isso faz com que as
pessoas se sintam desencorajadas e funcionem passivamente no contexto
educacional. Richard Baxter descobriu que seu povo poderia sentar-se
para ouvir seus sermões por anos e mesmo assim não entender as
verdades elementares da fé. Quando ele os ensinou em grupos pequenos
é que conseguiu ter certeza que eles entendiam e progrediam para
níveis mais profundos de aprendizado.
A
natureza do aprendizado necessário para o crescimento é altamente
pessoal. As pessoas devem se comprometer individualmente com a
verdade e examinar sua vida à luz da verdade. Assim como nosso
Senhor falou com Nicodemos pessoalmente, assim nós devemos estar
disponíveis para ajudar as pessoas a pensar sobre os assuntos no
nível pessoal. Isso não quer dizer que devemos instruir as pessoas
individualmente, mas significa que grupos menores e mais pessoais são
preferíveis a grupos maiores. […] A possibilidade de moldar uma
vida é maior numa classe pequena do que numa grande. Qualquer
professor que é sensível a um ensino eficaz entende esse princípio.
Fonte: DOWNS, Perry G. Ensino e Crescimento - uma introdução à educação cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2001, pg. 167
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