Este texto traz algumas considerações sobre as duas principais
linhas teológicas de nosso tempo – o Arminianismo e o Calvinismo. Será útil
para aquele que tem dúvidas sobre o assunto, bem como para aquele que está iniciando seus
estudos em Teologia.
[por James M. Leonard]
Ao
longo dos séculos, os calvinistas têm tido tanto sucesso vilipendiando o
Arminianismo que muitas pessoas que são arminianas têm medo de
dizer isso. Isto é verdadeiro, mesmo que o Arminianismo seja a
posição teológica da maior parte do protestantismo cristão, na
verdade, muitas pessoas são arminianas e não sabem, e até mesmo
negam. A presença do Arminianismo é tão generalizada que mesmo as
mais fortes igrejas calvinistas têm entre seus membros os
arminianos. É irônico, então, que as pessoas tenham medo de dizer
ou desconheçam que elas são arminianas. Por exemplo, muitos
independentes e batistas do sul são tipicamente arminianos, mas por
desconhecimento muitas vezes se dizem calvinistas!
O
objetivo desta pesquisa é ajudar as pessoas que têm uma teologia
arminiana perceberem que elas são arminianas e ajudá-las a
compreender que é bom ser arminiano. As perguntas abordam as
questões mais pertinentes que definem Arminianismo e o distinguem do
Calvinismo.
1.
Você acredita que Jesus morreu por cada ser humano?
• Se você respondeu sim à
pergunta, então, pelo menos, você concorda com um dos princípios
centrais do Arminianismo, e você seria indesejável em círculos
calvinistas.
• Este é talvez o problema
mais gritante, que divide o Calvinismo e o Arminianismo.
• A maioria dos calvinistas
crê que Jesus morreu apenas por algumas pessoas, embora exista algum
debate sobre se o próprio Calvino tinha essa opinião.
• Se você acredita que
Jesus morreu somente por aqueles que creriam nEle, então você
realmente é calvinista e não um arminiano.
2.
Você acredita que os seres humanos são tão depravados que eles não
podem fazer nada para ganhar a salvação e que não podem escolher
crer em Jesus sem a intervenção da graça de Deus?
• Se você respondeu sim,
então você concorda com Arminius e o Arminianismo.
• Calvinistas creem nessa
mesma doutrina, mas afirmam muitas vezes que os Arminianos não creem,
apesar de haver completa unanimidade entre os teólogos arminianos em
afirmar a doutrina.
3.
Você acredita que uma pessoa pode resistir ao poder de convencimento
e à graça de Deus?
• Se você respondeu sim,
então, novamente, você afirma outro dos princípios centrais do
Arminianismo, como refletido nas palavras de Jesus: “Jerusalém,
Jerusalém, quantas vezes quis eu reunir os teus filhos... mas vós
não o quisestes” (Mt 23:37).
• Calvinistas afirmam que
Deus determinou que certas pessoas vão acreditar, Ele vai fazer a
sua fé possível e chamá-los para a salvação de tal forma que
suas próprias vontades serão dominadas, para que não possam
resistir ao chamado da salvação.
• Arminianos acreditam que
Deus quer que cada um possa crer, mas quando Deus chama alguém para
crer, Ele o faz de tal forma que o indivíduo ainda pode resistir ao
poder de convencimento do Espírito.
4.
Você acredita que uma pessoa nasce de novo quando coloca sua fé em
Jesus?
• Se você respondeu sim,
então você se prende a um dos eixos principais do Arminianismo e
você provavelmente não é um calvinista.
• Calvinistas creem que Deus
deve primeiro dar a uma pessoa a nova vida (regeneração) para então
permitir a fé; sem ter nascido de novo (sido regenerada) uma pessoa
não pode acreditar.
• Arminianos defendem que as
pessoas não recebem o dom da nova vida, até que elas creiam.
• Arminianos defendem que,
quando uma pessoa crê, ela é unida a Cristo e só então é que ela
participa da vida nova e é nascida de novo. Uma pessoa não partilha
da nova vida, sem primeiro estar unida com Cristo pela fé, pois
“quem que nele crê não perece, mas tenha a vida eterna”. (João
3:16).
5.
Você acredita na eleição?
• Se você respondeu sim,
então você pode ser um arminiano.
• Calvinistas acreditam em
uma eleição independente da fé – Deus elegeu parte da humanidade
por decreto.
• Arminianos acreditam que a
eleição é baseada “em Cristo”, ou seja, alguém que está “em
Cristo” é eleito. A fé é essencial para tornar-se unido a Cristo
e, portanto, a eleição é condicionada à fé.
6.
Você acredita na predestinação?
• Se você respondeu sim,
então você pode ser um arminiano.
• Arminianos afirmam que os
crentes são predestinados para a salvação final, não que algumas
pessoas estão predestinadas a crer. (Parte dos arminianos entendem
que os crentes são predestinados para uma vida santa – Rm 8.29)
7.
Você acredita que é possível perder a salvação?
• A questão é se as
pessoas que verdadeiramente acreditam em Jesus podem destruir sua fé
a ponto de perder a salvação.
A) Se você respondeu que não
crê na possibilidade de perda da salvação, você pode ser um
arminiano.
• O próprio Arminius não
se pronunciou sobre o assunto e nunca ensinou que os crentes podem
naufragar na fé e perderem a sua salvação – ele afirmava que
esse assunto precisava ser melhor estudado.
• Os seguidores posteriores
de Armínio é que estudaram o tema e concluíram que os crentes
podem fazer naufrágio da sua fé e perecer. Atualmente a maioria dos
batistas são arminianos de 4 pontos, pois creem que não se perde a
salvação.
B) Se você respondeu que crê na possibilidade de perda da salvação, você afirmou algo que a maioria dos arminianos afirma fortemente, e você certamente não seria bem-vindo no meio Calvinista.
• A declaração de fé
oficial da Sociedade dos Evangélicos Arminianos apenas afirma que
“perseverar na fé é necessário para a salvação final”, sem
comentar sobre a possibilidade de naufrágio da fé.
• Todos os calvinistas creem
na segurança eterna incondicional (uma vez salvo sempre salvo).
• Muitos independentes e
batistas do sul se dizem calvinistas simplesmente por não crer em
perda da salvação. No entanto, esse ponto não é determinante para
definir se alguém é arminiano ou calvinista.
8. Você acredita na visão da satisfação penal da expiação?
• Se você respondeu sim ou
se você respondeu não, você pode ser um arminiano.
• A visão da satisfação
penal da expiação, afirma que a morte de Jesus implica um pagamento
pelo pecado. Ela assume que a justiça de Deus exige que o pecado
seja punido e que a justa ira de Deus foi desviada dos pecadores
merecedores e derramou-se sobre Jesus como seu substituto.
• Esta opinião é defendida
pela maioria dos calvinistas e pela maioria dos arminianos. Alguns
poucos arminianos rejeitem a noção de que Deus castigou o seu Filho
Jesus.
• Armínio afirmou o ponto
de vista da satisfação penal da expiação.
9. Você acredita que Deus conhece exaustivamente o futuro?
• Se você respondeu sim,
você concorda com o arminianismo nesse quesito.
• Calvinistas e Arminianos
acreditam que Deus sabe o futuro de forma exaustiva.
• A negação dessa doutrina
é uma rejeição da base do teísmo cristão, e aqueles que a negam
não podem ser arminianos.
• A Sociedade dos
Evangélicos Arminianos afirma a doutrina, e não se pode pertencer à
ela se não se está de acordo.
10.
Você acredita na soberania de Deus?
• Se você respondeu sim,
então você concorda com o arminianismo nesse quesito.
• Todos os calvinistas e
arminianos afirmam a soberania de Deus, mas diferem na dotação de
Deus para a liberdade dos seres humanos.
• Alguns calvinistas definem
a soberania como Deus ordenar e predeterminar todas as coisas e
eventos, de modo que a escolha humana é apenas uma ilusão.
• Alguns calvinistas não
negam explicitamente a liberdade humana nas decisões cotidianas, mas
negam a liberdade humana de rejeitar o chamado para a salvação.
• Arminianos afirmam o livre
arbítrio (nas decisões cotidianas) e creem que os seres humanos
realmente fazem escolhas genuínas, inegavelmente, afirmando a
culpabilidade humana no pecado. No caso da salvação os arminianos
creem no ‘arbítrio-liberto’, ou seja, o pecador só pode crer
após ser chamado pelo Espírito Santo.
• A visão arminiana da
Soberania é que Deus tem o poder e a autoridade para fazer tudo o
que ele quer, e nada pode acontecer a menos que ele o faça, ou
permita. E creem que Deus é Soberano o suficiente para dotar as
suas criaturas com livre-arbítrio.
• A visão arminiana da
soberania e da liberdade humana é motivada por sua compreensão do
caráter de Deus como sendo santo, o que significa que: 1) Deus não
é o autor do mal e 2) os seres humanos são culpados por seus
pecados.
Em resumo, você é um
arminiano se crer...
• na doutrina da expiação
ilimitada (Jesus morreu por todos)
• na doutrina da depravação
total (as pessoas são incapazes de crer em Jesus sem a intervenção
da graça de Deus)
• na doutrina da graça
resistível (as pessoas podem resistir à graça)
• na doutrina da eleição
(todos que estão “em Cristo” são eleitos)
• na doutrina da
predestinação (crentes são predestinados)
• na doutrina da satisfação
penal da expiação (Deus puniu os pecados do mundo em Jesus)
• na doutrina da onisciência
(incluindo que Deus conhece o futuro perfeitamente)
• na soberania de Deus (Deus
pode fazer o que quiser, inclusive dotar os seres humanos de uma
vontade livre).
Como
afirmei anteriormente, a posição padrão do evangelicalismo cristão
é o Arminianismo. E como pode ser visto neste breve resumo, é bom
ser arminiano.
Para
uma reflexão mais aprofundada sobre estas questões, leia o livro
Teologia Arminiana: Mitos e Realidades, de Roger Olson, que
estabelece a teologia arminiana clássica e derruba 10 mitos sobre o
Arminianismo.
James
M. Leonard
http://arminianbaptist.blogspot.com/
publicado em http://confraria-pentecostal.blogspot.com.br/
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